Araci recebe primeiro lote da vacina contra a COVID-19 na manhã desta terça-feira (19)

Na manhã desta terça-feira (19), chegou à Araci, o primeiro lote da vacina contra a COVID-19. O município recebeu 262 doses da vacina CoronaVac, que já foram devidamente acondicionadas em refrigerador apropriado e já começarão a ser aplicadas na tarde desta terça-feira.

As doses recebidas neste primeiro momento serão destinadas aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, a exemplo da UPA, do centro de testagem, do SAMU e do Hospital Municipal

Nossa Senhora da Conceição. Todos os profissionais de saúde que estão em atuação, compõem o grupo prioritário neste momento. A partir do recebimento de um maior número de doses, será dada continuidade à vacinação dos demais trabalhadores da saúde e dos idosos com 75 anos ou mais de idade, seguindo o Plano Municipal de Imunização, construído com base no Plano Nacional de Imunização e na Organização Mundial de Saúde.

A chegada da vacina representa um passo muito importante no controle da transmissão da COVID-19. É muito importante vacinar os profissionais que estão na linha de frente pois além de se configurarem como pessoas que estão em alto risco de desenvolver a doença, são potenciais focos de transmissão tanto para as pessoas que atendem, quanto para os seus colegas de trabalho e para a sociedade geral, tendo em vista os seus locais de trabalho.

Assim, o município seguirá o plano municipal de vacinação, com base nas orientações do planejamento nacional e da Organização Mundial de Saúde. A chegada tão esperada da vacina, representa uma luz, a esperança de dias melhores, o início do fim de dias tão difíceis que vivemos. Às 17h dessa terça-feira, a Prefeitura de Araci realizará uma live para apresentar o plano municipal de imunização.